Turismo em Portugal: 5 cidades para conhecer entre Lisboa e Porto.

Os acessos internacionais para Portugal são Lisboa e Porto, onde encontramos os dois principais aeroportos do país. Lisboa é uma cidade muito “brasileira” se assim podemos dizer, como fomos colonizados pelos portugueses, encontramos em Lisboa muitos lugares parecidos com o Rio de Janeiro, por exemplo, o que torna a estadia na cidade bem agradável.

Lisboa é a capital de Portugal e a cidade mais populosa do país. Apesar dos lisboetas serem bastante mal-humorados, como dizem seus próprios compatriotas, a cidade é muito bonita e tem muitos pontos para serem explorados. A foto abaixo é do arco da praça do comércio.

20140712_133903

O primeiro destino saindo de Lisboa é Óbidos, uma deslumbrante cidadezinha cercada por muralhas medievais que é impossível não perceber pela estrada, a parada fica quase que obrigatória. A distância entre as duas cidade é de 85 km e a viagem de carro dura mais ou menos 1h. Óbidos é uma vila portuguesa do distrito de Leiria, com cerca de 2 200 habitantes. Vale se perder dentro das muralhas e das paisagens medievais que Óbidos guarda até os dias de hoje.

IMG_1647

Saindo de Óbidos e dirigindo por mais 42 km direção norte, fica Alcobaça. A cidade está localizada a 92 km a norte de Lisboa e 88 km a sudoeste de Coimbra. Alcobaça é banhada pelos rios Alcoa e Baça, nomes de cuja aglutinação faz derivar o seu nome. A cidade em si não tem muita coisa para ver, a não ser o Mosteiro e os túmulos de Inês de Castro e Dom Pedro I de Portugal. Todos já ouviram a expressão, “agora Inês é morta”, que vem da trágica morte de Inês de Castro que está enterrada no Mosteiro junto com seu amor.

IMG_1617

De Alcobaça até Coimbra são 110 km e mais 1h30 de estrada também na direção norte. Coimbra é uma cidade grande com a famosa Universidade, destino de vários brasileiros. Coimbra fica hoje sobre o rio Mondego. Grande parte de suas atrações são perto uma das outras o que torna possível fazer tudo a pé, apesar de ficar em uma colina íngreme.  A foto abaixo é da Faculdade de Direito.

20150723_124002

De Coimbra até Viseu são 92 km e mais 1h10 de viagem. Viseu é uma cidade portuguesa pertencente à região Centro com cerca de 69 713 habitantes, sendo a segunda maior cidade do centro de Portugal, depois de Coimbra. Com muito sobe e desce, a cidade tem bons restaurantes e belas igrejas.

IMG_1861

Tirando uma reta para a esquerda e menos de 1h de carro de Viseu fica Aveiro, considerada a Veneza de Portugal. Ria de Aveiro é onde ficam os típicos barcos moliceiros decorados com pinturas de tradição popular, o que se torna uma das maiores atrações turísticas e uma das melhores formas de conhecer a cidade. Vale uma volta de barco e provar ovos moles, uma especialidade da cidade.

IMG_1902

E mais 50 minutos e 76 km chegamos a Porto. Uma deslumbrante cidade, rica em monumentos, com igrejas barrocas e muralhas medievais. Literalmente uma das cidades mais lindas do mundo.

IMG_2028

 

Deixe uma resposta