As 6 Catedrais Góticas mais lindas da Europa

A Europa é repleta de Catedrais Góticas, conhecer todas demanda muito tempo e é o sonho de todo o amante de história.

  1. Catedral de São Vito em Praga

Catedral de Praga

A Catedral de São Vito em Praga é o símbolo da cidade e da República Checa, tanto pela sua história tempestuosa e seu valor artístico. É um templo dedicado ao culto católico. É parte do conjunto artístico monumental do Castelo de Praga e é a maior exposição de arte gótica na cidade. Foi palco da coroação de todos os reis da Bohemia e nela também estão enterrados todos os bispos e arcebispos sagrados e um bom número de reis.

2. A Catedral de Strasbourg na França

DSC01971

Uma das mais belas igrejas góticas da Europa, sua construção foi terminada em 1439, tornando-se o mais alto edifício do mundo entre 1625 a 1874, e permaneceu como a maior igreja do mundo até 1880, quando foi ultrapassada pela Catedral de Colônia, na Alemanha. Hoje é a quarta maior igreja do mundo. Dentro dela podemos ver o Relógio Astronômico de Tobias Stimmer (1539-1584). O mecanismo do relógio data de 1842. Os carrilhões são esculturas móveis que a cada cinco minutos aparecem como se fossem “dar um passeio”.

3. A Catedral de Rouen na França

Pintada diversas vezes por Claude Monet em seus experimentos com a luz solar em 1890. As trinta e uma pinturas da série pretendiam capturar a fachada da catedral em horas diferentes do dia e do ano, e refletir sobre os resultados obtidos sob diferentes condições de iluminação. Ela reina há 5 séculos no departamento da Seine-Maritim é um monumento religioso, que teve sua parte românica construída em 1030, e sua parte gótica em 1145. Foi terminada em 1506. A construção tem a classificação de monumento histórico desde o ano de 1862. Lá estão os restos de Ricardo Coração de Leão. Com suas torres assimétricas, esta catedral é a mais alta da França desde a reconstrução de seu pináculo de ferro fundido.

4. A Catedral (Abadia) de Westminster na Inglaterra

É uma grande igreja em estilo gótico na Cidade de Westminster, sendo considerada a igreja mais importante de Londres e, algumas vezes, de toda a Inglaterra. É famosa mundialmente por ser o local de coroação do Monarca do Reino Unido e também foi palco do casamento da Princesa Diana e do Príncipe Charles e alguns anos mais tarde o mundo presenciou o casamento do Príncipe Willian. Foi construída no século XI e reformada e concluída entre os séculos XIII e XIV, sendo desde sua fundação até o século XVI uma igreja católica quando foi convertida em igreja anglicana. Entre 1546 e 1556 obteve estatuto de Catedral e atualmente é uma Royal Peculiar.

5. A Catedral de Canterbury na Inglaterra

É um dos mais antigos e mais conhecidos templos do cristianismo da Inglaterra. A história da catedral remonta à Agostinho de Canterbury, um missionário enviado pelo papa Gregório I para converter os anglo-saxões ao cristianismo. Foi ele quem fundou a Catedral de Canterbury em 597 D.C. A igreja atual em estilo gótico, sofreu várias intervenções arquitetônicas ao longo do tempo e é tida como um dos maiores e mais bonitos templos cristãos do mundo.

6. A Catedral de Notre Dame de Paris na França

É uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, situa-se na pequena ilha Île de la Cité, rodeada pelas águas do Rio Sena. A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contato e ascensão espiritual. A Catedral serviu de inspiração para Victor Hugo, famoso dramaturgo francês, escrever o romance “O Corcunda de Notre Dame”.

Dona dos famosos “Arcos Botantes” que deram sustentação as paredes da catedral, se tornou ponto obrigatório de visita da cidade de Paris.

6 comentários sobre “As 6 Catedrais Góticas mais lindas da Europa

Deixe uma resposta