PALÁCIO TIRADENTES

O Palácio Tiradentes localiza-se na cidade do Rio de Janeiro. Foi o antigo prédio do Congresso Nacional brasileiro, entre 1926 e 1960, e é a atual sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), palco de muitas manifestações.

Palácio_Tiradentes_2015_01

O primeiro edifício era um parlamento imperial, construído no ano de 1640, que possuía no seu piso inferior uma cadeia chamada de “Cadeia Velha”, onde eram abrigados os presos do período colonial e onde também esteve preso, por três anos, o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), enquanto aguardava a execução na forca, o que viria a acontecer no dia 21 de abril de 1792. Em frente do Palácio hoje, temos uma estátua de Tiradentes que está posicionada exatamente no mesmo lugar onde ficava sua cela.

Em estilo eclético, a fachada é revestida por concreto armado e também uma cópia do Grand Palais de Paris.

000256

Destaca-se a cúpula, adornada com esculturas alegóricas representando a Independência e a República. Por dentro, a cúpula, ornamentada com pinturas de autoria do artista brasileiro Rodolfo Chambelland, ostenta um vitral pintado como o céu da noite de 15 de novembro de 1889.

IMG_5009.jpg

O prédio abriga ainda decorações realizadas por artistas renomados como Eliseu Visconti, Carlos Oswald e João Timóteo da Costa, que fez a decoração do teto do salão nobre do Palácio utilizando a técnica do pontilhismo.

O painel decorativo do plenário do Palácio Tiradentes foi executado por Eliseu Visconti em 1926 e representa a assinatura da primeira Constituição Republicana de 1891. No grande painel, restaurado em 2001, figuram em tamanho natural os retratos dos sessenta e três constituintes.

IMG_5010.jpg

Todos os mosaicos do chão do Palácio vieram montados em blocos da França.

paltiradentes29.jpg.w560h371

A biblioteca impressiona os visitantes pela belíssima decoração de uma madeira escura e pela qualidade das obras.  Fundada em 1947, a biblioteca é especializada na área jurídica e conta com uma enorme quantidade de livros, folhetos, obras de referência, periódicos e material multimídia. Merecem destaque no acervo a vasta coleção de Diários Oficiais, uma Coleção de Leis do Brasil desde os tempos do Império e uma seleção de documentos históricos de grande importância.

biblioteca tiraentes

As escadarias do Palácio Tiradentes.

IMG_5011

Se quiser agendar uma visita, acesse o site: http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/visitaguiada/

Reserve seu hotel aqui:



Booking.com

Deixe uma resposta