Cachoeira da Macumba

Cachoeira dos Treze, também conhecida como Cachoeira da Macumba localiza-se no km 13 da estrada que liga Petrópolis à Teresópolis, bem próximo ao centro de Itaipava, na Região Serrana do Rio de Janeiro.  Foi uma grata surpresa, uma cachoeira super bonita e estava vazia quando chegamos. Se você sair de Petrópolis, siga pela BR-40 em direção à Itaipava. Ao passar pelo trevo de Itaipava pegar a estrada que leva à Teresópolis. Passando da rodoviária seguir por mais  13 km aproximadamente. Eu estava em Petrópolis. Mas se você vier de Teresópolis, siga pela avenida principal de Teresópolis até o final onde e virar à esquerda sentido Cascata do Imbuí. Essa estrada é a Petrópolis – Teresópolis, siga até passar em frente ao Hotel Alpina e a partir por mais por 18 km aproximadamente até avistar a placa escrito Córrego Açuzinho onde tem uma entrada levando até um estacionamento de terra de onde parte a trilha.

A cachoeira tem duas quedas bem bonitas, uma dá até para fazer rapel.

Infelizmente o lugar não está muito bem cuidado, existe bastante lixo espalhado.

Mas no geral é um lugar bem bonito e agradável, recomendo dar uma chegada lá para aproveitar a natureza e o som da água caindo.

RECOMENDO!

Leia também o post relacionado:

Pedra do Quitandinha (trilha)