Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes – MG

Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, e um grande exemplo de arquitetura e arte barroca, com detalhes nos estilos barroco Joanino e Rococó.

A larga fachada tem uma porta central com uma moldura em pedra entalhada realizada pelo Aleijadinho. Nas laterais se abrem dois janelões com balaustradas. O frontão é simples. Como toda igreja de qualquer parte do mundo, a entrada para visita se dá pelas portas laterais.

IMG_5806

Já estive algumas vezes em Tiradentes e sempre visito a Igreja Matriz, seu interior é deslumbrante, apesar de ter a entrada paga, vale muito a visita. O interior foi decorado em várias etapas e mostra diversas abordagens do estilo Barroco. Os altares de Nossa Senhora da Conceição e São Miguel e Almas são os mais antigos. O primeiro foi erguido antes de 1727 e o segundo foi dourado em 1732.

O coro foi construído em torno de 1740, com rica decoração de guirlandas. A pintura dos forros da capela-mor e da nave foram feitas por Antônio Caldas, que contratou a pintura e douramento da igreja em 1750. Na capela a pintura traz motivos no estilo grottesco, e na nave remete a padrões do Estilo Nacional, dividindo o espaço em caixotões preenchidos com motivos da Eucaristia e cenas do Antigo Testamento.

O órgão de tubo também tem uma construção típica do Barroco, muito comum ver o mesmo estilo nas igrejas em Portugal.

Depois dê uma volta pelas ruas de pedra para conhecer as outras atrações dessa linda cidade que parece que parou no tempo.

Veja também o post sobre São João del Rei. Aproveite e Viaje com Leandro.

 

Deixe uma resposta