Serra do Lenheiro

Você já ouviu falar na Serra do Lenheiro? Fica à noroeste da cidade de São João del-Rei – MG. A serra é usada pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João del-Rei para treinar seus soldados, por isso só é possível visitar com autorização, ou seja, somente com guias autorizados. Parte da Serra do Lenheiro foi decretada como Parque Municipal Ecológico.

Como só existe uma agência credência para fazer esse passeio em São João del Rei, foi com eles mesmos, rs. Eu tive que ir com o meu próprio carro, pois estávamos no meio da greve dos caminhoneiros. As formações rochosas são incríveis e a vista do alto é deslumbrante.

É uma trilha boa, mas o que mais me atraiu para fazer essa excursão foram as Pinturas Rupestres que podem ser vistas na Serra do Lenheiro. Estudos apontam que as pinturas foram feitas por tribos nômades a cerca de 6 a 9 mil anos atrás. Pode ser que estes grupos viviam em cavernas e abrigavam-se na Serra para caçar, de onde tinham boa visão de caça e possíveis inimigos como outras tribos, na serra não existem cavernas. Estas figuras são testemunhas da passagem de grupos humanos na região. Infelizmente são somente 10 metros de pinturas, não é nenhuma Serra da Capivara, mas valeu…

Veja também os posts de São João del-Rei, Congonhas do Campo, Tiradentes, Ouro Preto, Sabará , Mariana e Inhotim aqui no blog.

Veja também o vídeo no meu canal do youtube sobre a Serra do Lenheiro:

Anúncios

2 comentários sobre “Serra do Lenheiro

  1. Glória Piraciaba

    Oi Leandro,como sempre irrepreensível nos comentários. Sempre vou a S.J D Rei,cidade dos sinos,e ñ tinha conhecimento desta serra.Irei visitá -la da próx. vez.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.