São João del Rei

São João del Rei é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. É uma das maiores cidades do séc. XVII mineiras. A cidade foi fundada pelos bandeirantes paulistas, considera-se Tomé Portes del-Rei como seu fundador.

Possui uma rica arquitetura, que não se restringe apenas ao Barroco. Mesmo na região do Centro Histórico é possível observar diversas linhas arquitetônicas. São João del Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária.

Cheguei na cidade carro, como moro no Rio de Janeiro, levei mais ou menos 5 horas de viagem, parei em Juiz de Fora para comer alguma coisa, são 343 km de distância entre Niterói e São João del Rei.

Andando pela cidade foi impossível não perceber sua arquitetura, principalmente as igrejas, claro, sempre as igrejas, rs.

A primeira que visitei foi a Igreja Nossa Senhora do Carmo. A construção da fachada da igreja começou em 1787, sob comando do português Francisco de Lima Cerqueira. São duas torres e há algumas imagens em relevo sobre a porta principal. Não paguei nada para entrar e fotografias são permitidas.

A maior parte do interior da igreja é branca, o que dá um ar de simplicidade à igreja, mas também há alguns detalhes dourados. Na verdade só consegui entrar na igreja no dia seguinte, pois as comemorações de corpus-christi prejudicaram um pouco a minha visita.

Igreja de São Francisco de Assis começou a ser construída em 1774, é um dos principais marcos da arte colonial brasileira, tornando-se famosa pela beleza de sua arquitetura, pela riqueza de sua talha e pela participação nas obras do mestre Aleijadinho, autor do projeto, mais tarde modificado por Francisco Cerqueira.

A disposição e decoração da fachada ainda seguem em essência o projeto do Aleijadinho, com uma estética que mistura elementos do Barroco Joanino e do Rococó.

Teatro Municipal de São João del-Rei foi construído em 1893. Passou por uma grande reforma entre 1922 e 1925. Em 1998, através do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, contando com o apoio da iniciativa privada, foi feita uma modernização. As obras foram finalizadas em junho de 2003. Sua fachada tem uma influência Neo-clássica, com as colunas e o frontão.

IMG_5505

A principal igreja é a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, também conhecida como Matriz de Nossa Senhora do Pilar, é a sede da Diocese de São João del Rei. É uma grande representante da arte colonial brasileira, contendo rica decoração em talha dourada, pinturas e estatuária. Fiquei muito impressionado com a beleza da catedral.

A belíssima pintura do teto da nave tem a representação de Nossa Senhora do Pilar.

Caminhando pela cidade é possível perceber que há muitos edifícios bem preservados  como o da prefeitura que era a antiga cadeia.

Não poderia deixar de falar sobre a estação de trem de São João del Rei, que foi inaugurada com muitas festas e a presença do Imperador Dom Pedro II em 1881. Era a ponta de linha que então ligava a cidade à Estrada de Ferro Central do Brasil. O prolongamento da linha a partir de São João del Rei foi inaugurado em 1887. Hoje ela liga à cidade de Tiradentes.

Muito cuidado, pois para aproveitar a viagem é preciso comprar com antecedência os bilhetes, senão esgotam, pois são poucos os horários, mesmo nos feriados.

IMG_5795

São João del Rei tem muito mais que edifícios e igrejas históricas, tem também um forte turismo ecológico com trilhas e pintura rupestre.

Reserve o seu hotel aqui:



Booking.com

 

Um comentário sobre “São João del Rei

  1. Pingback: Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes – MG – Viaje com Leandro

Deixe uma resposta