Curitiba

Curitiba é uma cidade incrível, é o município mais populoso do Paraná e da região Sul, além de ser o 8º do país. Fundado em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba tornou-se uma importante parada comercial. Desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas,[ manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria, alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a atual diversidade cultural.

Curitiba experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam controlar seu crescimento, que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, implantado em Bogotá, na Colômbia.

Se você chegar na cidade de avião, é bem fácil sair do aeroporto em direção à cidade, táxi também é uma opção, mas pense que o aeroporto fica no município de São José dos Pinhais, então talvez fique caro, se você alugou um carro, fica mais fácil, mas existe uma linha de ônibus que sai do aeroporto até o centro de Curitiba com diversos pontos de paradas com preço bom.

O turismo na cidade é incrível e bem organizado com muitas atrações. Podendo fazer tudo de carro ou de ônibus turístico.

A linha turística sai da Praça Tiradentes e termina na mesma praça, mas existem pontos espalhados pela cidade onde você pode pegar o ônibus, existe uma pessoa dentro dele que recebe o valor do ticket e esse ticket permite sair e voltar quantas vezes você quiser.

Praça Tiradentes é um espaço público do município de Curitiba. Com 9.026 m², é sua mais antiga praça e considerada oficialmente o local onde a cidade nasceu. A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, ou Catedral Basílica de Curitiba, é um templo católico que fica nessa praça. A catedral foi construída em estilo neogótico ou gótico romano inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. As pinturas existentes são dos artistas italianos Carlos Garbaccio e Anacleto Garbaccio.



Paço da Liberdade é um edifício histórico localizado no centro da cidade inaugurado em 24 de fevereiro em 1916. O prédio é tombado pelo patrimônio municipal e pela Secretária de Estado da Cultura do Governo do Paraná, além do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). Reinaugurado em 29 de março de 2009, após passar por uma minuciosa restauração custeada pelo SESC. Fica bem próximo da Praça Tiradentes.

Rua das Flores é o nome pelo qual ficou conhecido o trecho inicial da Rua XV de Novembro, juntamente com a avenida Luiz Xavier, no centro da cidade. Foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil, inaugurada em 1972. É caracterizada por edifícios e sobrados centenários, bares turísticos e canteiros de flores em toda a sua extensão. Um dos seus prédios mais notáveis é o Palácio Avenida e ao final do calçadão esta localizado uma das principais entidades do estado: a Associação Comercial do Paraná. A rua das Flores é palco de artistas de rua, como palhaços que interagem com os passantes, músicos e homens-estátua.

Jardim Botânico de Curitiba, ou Jardim Botânico Francisca Richbieter, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi.

Bosque do Papa João Paulo II é um dos mais importantes parques da cidade. Abriga uma reserva com mais de trezentas araucárias. O bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II, e sedia o Memorial da Imigração Polonesa. O bosque possui uma saída para o gramado posterior do Museu Oscar Niemeyer. No centro do Bosque há sete casas originais que ilustram a arquitetura dos imigrantes poloneses de Curitiba, feitas de madeira encaixada. As outras casas reproduzem o modo de viver dos imigrantes poloneses. No parque também se encontra uma estátua com o busto do Papa João Paulo II.

Bosque Alemão, antiga chácara da família Schaffer com 38 mil m² de área, foi inaugurado em 1996. Localiza-se no bairro Vista Alegre (Jardim Schaffer) e é formado por mata nativa densa. Foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba a partir de 1833.

Ópera de Arame é um teatro. Seu nome deriva do estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame. De forma circular, a edificação é quase toda cercada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas. Nas proximidades da ópera está a Pedreira Paulo Leminski, aberta em 1990. Juntos, formam o Parque das Pedreiras.

Parque Tingüi está localizado na região norte da cidade, no bairro São João. Sua área acompanha um trecho das margens do rio Barigüi, fazendo parte de um projeto mais amplo que prevê a implantação de parques por todo o rio; em sua continuação existe o Parque Barigüi. Seu nome é uma homenagem ao povo tingüi (que significa “nariz afinado”), uma população indígena que habitou a região onde atualmente se localiza Curitiba, na época de sua colonização pelos portugueses.

Em seu interior existe o Memorial Ucraniano, construído em 1995 para comemorar o centenário da imigração ucraniana no Brasil.

Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho ou MON) é um museu de arte localiza-se na cidade. O complexo de dois prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados (dos quais dezenove mil são dedicados à área de exposições), é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte. Inaugurado no dia 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a atual denominação. É conhecido localmente como “Museu do Olho”, devido ao design de seu edifício e como “MON”, abreviatura para Museu Oscar Niemeyer.

Parque Tanguá é um dos principais e mais bonitos parques da cidade. Localiza-se na região norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Foi inaugurado em 23 de novembro de 1996 e construído onde existiam duas pedreiras, atualmente desativadas. Com uma enorme área, e garante a preservação da bacia norte do rio Barigüi, bem próximo à sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. Possui dois lagos e um túnel artificial. Tem também um ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos para carros.

Conhecido popularmente como Largo da Ordem e considerado o coração do Centro Histórico de Curitiba, foi batizado no século 18 como Páteo de Nossa Senhora do Terço. Desde o século XVIII, o Largo foi palco de intenso e variado comércio, quando os colonos levavam de carroça produtos hortifrutigranjeiros para comercialização, quando também compravam produtos nas casas comerciais. Sua arquitetura conta com influência portuguesa e alemã, esta com características mais urbanas. Lá tem o famoso relógio de flores da cidade, localizado na Praça Garibaldi.

Ainda no centro histórico, localizado na praça Santos Andrade, fica a Universidade do Paraná. A inauguração deu-se em 1915. Sete anos depois, em 1923, houve a ampliação com a construção das blocos laterais, conforme o projeto original. Novas ampliações foram realizadas no lado direito e o prédio recebeu uma nova pintura em 1940. Foram feitas mais obras estendendo o prédio no sentido da Rua XV de Novembro que ficaram prontas em 1951. Em 1954 o edifício passou a ocupar uma quadra inteira, entre a Praça Santos Andrade, Rua XV de Novembro, Rua Presidente Faria e Travessa Alfredo Bufren. A inauguração da obra com 17 mil metros quadrados em estilo neoclássico, ocorreu em 1955.

Do outro lado dessa mesma praça se encontra o Teatro Guaíra, que é uma instituição cultural com auditórios para teatro, dança e espetáculos musicais. É mantido pelo governo do estado. O complexo arquitetônico garante ao Teatro Guaíra a sua classificação como um dos maiores da América Latina.

Rua 24 Horas é um ponto comercial e turístico. Inaugurada em setembro de 1991 pelo prefeito Jaime Lerner, concentravam-se na rua 24 Horas 34 lojas com atendimento 24 horas por dia. Dois grandes relógios, um em cada fachada, marcam horas em 24 intervalos, em lugar de 12. Fechada em 2007 e servindo apenas para circulação de pedestres, sofreu com o abandono e vandalismo quando suas últimas lojas interromperam o funcionamento completo, pois já não ficavam abertos durante a noite. A Prefeitura de Curitiba iniciou obras de revitalização em julho de 2010. As obras foram concluídas em junho de 2011.

A cidade de Curitiba tem muito mais atrações, uma cidade incrível que vale muitas visitas. Gostou das Dicas? Aproveite e Viaje com Leandro!

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.