São Paulo

13237690_10204701326772219_5832741786127454512_n
Vitral do Mercado Municipal

Já estive em São Paulo muitas vezes, sempre para trabalhar, mas também já fui para me divertir, São Paulo é outro mundo, nem parece que estamos na região sudeste ou mesmo no Brasil. Apesar de ser uma megalópolis, tem muitas coisas para fazer, muitos museus, parques e espetáculos musicais, coisas que muitas vezes não fazem parte do eixo Rio-São Paulo. Podemos começar nossa viagem à Sampa pelo famoso Mercado Municipal, visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países, o Mercado Municipal Paulistano é um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade.  E não é para menos. Mercadão, como é conhecido, é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha. Cuidado para não comprar coisas que não quer, eu fiquei constrangido numa barraca de frutas, eles foram tão simpáticos, eu provei tantas frutas diferentes e deliciosas que acabei comprando, acabou que foi muito caro para 3 frutas. Sem falar no espaço gastronômico, que oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos ali mesmo, sanduíches de mortadela (famoso), enquanto se aprecia a beleza arquitetônica do Mercadão.

Sampa44
Catedral da Sé

Catedral da Sé

Outro lugar para se conhecer, para quem gosta de igrejas, que é o meu caso, apesar de não ser católico, aprecio a arquitetura, seria a Catedral da Sé.  É uma Catedral neogótica que foi construída por iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. Os trabalhos começaram em 1913 no local da catedral colonial demolida. O arquiteto responsável foi o alemão Maximilian Emil Hehl, que projetou uma enorme igreja em estilo eclético, por possuir vários elementos de estilos distintos, como a cúpula e o arco ogival, mas que predomina claramente o neogótico, inspirada nas grandes catedrais medievais europeias. A estação de metrô que serve essa região se chama SÉ.  Ainda na linha religiosa, o museu dos Jesuítas, que hoje se chama Pátio do Colégio é o marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Fica perto da Catedral da Sé nas ruas Boa Vista e Anchieta.

20140608_092837
Marco inicial de São Paulo

O Centro Cultural Banco do Brasil, também é uma boa opção para ver exposições de alto nível, a vantagem é que essas mesmas exposições fazem o eixo Rio-São Paulo. O endereço é: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro e a estação de metrô mais próxima é a São Bento (Largo de São Bento) que sai em frente ao Mosteiro de São Bento. É um dos edifícios históricos mais importantes da cidade. É a quarta construção dos beneditinos desde 1600. É um raro exemplar da arquitetura Beuronense. Infelizmente não pode tirar fotos dentro do Mosteiro, então tem que ir para ver com seus próprios olhos.

O Instituto Tomie Ohtake, localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 no bairro de Pinheiros, também é uma opção de passeio cultural, também abriga diversas exposições de artes de pintores famosos, nesse caso, essas exposições não fazem o eixo Rio-São Paulo. A estação de metrô mais próxima fica à 800m, Faria Lima (Linha Amarela).

f2996dd2-27a3-408a-ae98-77a103d4e8cc
Beco do Batman

Aproveitando a região, recomendo andar um pouco para conhecer o Beco do Batman, que é referência no grafite mundial, considerado a maior galeria de grafite a céu aberto do mundo. Está situado entre as vielas da Vila Madalena, nas estreitas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque. Recomendo muito.

São Paulo é cheia de museus, a Pinacoteca guarda um enorme acervo de pinturas,  é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905. Nesse museu você poderá ver obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti entre outros artistas brasileiros famosos. E do outro lado da rua, fica o Museu da Língua portuguesa um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz. O objetivo da instituição é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. A estação de metrô para os dois museus é o da Luz.

Sampa56
MASP

O MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, Famoso pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares. O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul, em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas, totalizando aproximadamente 8 mil peças. Infelizmente também não pode tirar fotos das obras de arte. A estação de metrô mais próxima e´a Trianon-MASP.

Para quem gosta de comprar, a rua 25 março pode ser uma boa opção, com muitas lojas de todos os tipos de coisas, desde lã até guarda-chuva. Eu acho uma confusão. Outro lugar para compras e para também ver um pouco de uma cultura diferente, é o bairro da Liberdade, também com metrô estação Liberdade. Para os fãs da cultura oriental é um prato cheio de opções, com edifícios de 5 ou 6 andares de pequenas lojas, onde se pode encontrar de tudo e mais um pouco.

13307241_10204709450815315_4311419648180027880_n
Museu do Imigrante

São paulo guarda muitas surpresas, o Museu dos Imigrantes é uma ótima opção para conhecer, principalmente para aqueles que tem descendência européia como eu, lá eu encontrei o registro dos meus bisavós italianos, foi muito emocionante. Podemos encontrar documentos, exposições e festas relativas à imigração nos sécs. XIX e XX em antiga Hospedaria do Imigrante. O prédio fica na R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca. O melhor acesso de metrô é pela estação Bresser-Mooca, tem que andar um pouco, mais vale à pena. Lá também, se você quiser, pode tirar uma foto com roupas de imigrantes.

Para quem gosta de futebol, fui visitar o estádio do Pacaembu,  que abriga o Museu do Futebol, e claro, todo dedicado ao futebol. Foi construído no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antigo Estádio Municipal do Pacaembu, na Praça Charles Miller, bairro do Pacaembu. Não tem metrô perto, a opção é ir de ônibus.

Não pode faltar o Parque Ibirapuera que é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade. Foi eleito em 2015, o “melhor parque urbano do planeta” pelo renomado britânico The Guardian, ficando a frente de parques de renomes como Buttes-Chaumont, de Paris, Boboli de Florença, a High Line de Nova Iorque, o Hampstead Heath de Londres e até o Parque Güell, de Barcelona. É um parque muito bonito e amplo, as pessoas passam o domingo se exercitando e passeando pelos campos verdes do parque. Ainda falando de arte, saindo do parque, no portão 10, tem uma escultura enorme de Victor Brecheret, importante escultor ítalo-brasileiro que participou da semana de 22 de arte moderna. A escultura é uma das maiores esculturas do mundo e um marco da cidade, a obra é uma homenagem aos bandeirantes paulistas que desbravaram os sertões nos séculos 17 e 18. Composto por um grupo anônimo de trinta e sete figuras, representando as várias etnias da formação do povo paulista, como índios, negros, portugueses e mamelucos.

8db13fe8-2cb7-45ba-abc1-54cf57be35be
Monumento as Bandeiras (Victor Brecheret)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s