Londres

Londres é uma cidade bastante moderna, apesar de seus edifícios serem bem cinzas, ela é uma das mais considerada por muitos a capital de toda Europa e não só da Inglaterra, Londres é uma das mais notáveis e excitantes cidades do mundo! Muitos amam e outros odeiam. Sempre tem alguma coisa diferente para oferecer, surpreendendo o viajante a cada esquina com seu passado histórico e presente vibrante. Podemos conhecer a Londres dos pubs e do Big Ben, a mesma cidade apresenta muitas facetas ao mesmo tempo. Pode ser romântica, alternativa, antiga, moderna, boêmia, consumista, artística, fashion, esportiva ou mesmo feia. Quando chegar à Londres, minha dica é comprar o Oyster Card, para uma semana ou mais, facilita bastante andar de metrô com esse cartão, quando voltar, você pode devolver e conseguir 5 libras de volta do dinheiro investido, mas algumas pessoas guardam como lembrança da visita.

Europa03 180Claro que será preciso começar uma visita à Londres pelo seu principal cartão postal, o Big Ben, eu considero ser de extrema importância ver esses símbolos para se sentir naquele lugar tão sonhado, a sensação é de “pronto, cheguei”. A estação de metrô para ver o famoso relógio é a Westminster, saindo é só olhar para cima e ver os ponteiros dourados e a cada hora, suas badaladas.

As visitas guiadas no Palácio de Westminster, que é nome oficial do prédio do parlamento britânico, acontecem aos sábados e no verão, durante as férias dos parlamentares.  Há, no entanto, outra maneira de conhecer algumas partes do Palácio, de graça, assistindo debates dos parlamentares sobre temas atuais e projetos de leis, tanto na Câmara do Lordes quanto na Câmara dos Comuns. A sessão é assistida a partir das galerias durante as reuniões dos parlamentares, que acontecem de segunda à quinta-feira e em algumas sextas-feiras. O horário varia, de acordo com a programação da Câmara. Eu quando estive em Londres pela primeira vez, assisti uma sessão da Câmara dos Comuns, por dentro o Parlamento é deslumbrante, todo com madeira brasileira.

A vantagem é que fica tudo perto, bem do lado do parlamento, fica a famosa Abadia de Westminster, com sua construção gótica, a entrada é meio salgada, mas se você dizer que vai assistir o Evensong, um coro que ensaia todos os dias, você pode entrar de graça, é preciso saber quais são os horários exatos dos ensaios, quando estive lá, era as 17 horas.

Outro ponto básico para se conhecer em Londres é o Palácio de Buckingham, moradia oficial da realeza Britânica, eu fui a pé da Abadia até o palácio, mas se você quiser pegar o metrô, a estação é Vitória ou também pode chegar pela Green PDSCN0978arque. As 11:30 costuma acontecer a troca da guarda que é um espetáculo único.

Visitar as estações de trem de Londres também é uma opção, a estação King´s Cross ficou bastante famosa com os filmes de Harry Potter, quem gosta da série, vai poder tirar uma foto entrando pela parede na plataforma 9 3/4.

Do outro lado, podemos visitar a belíssima Estação Saint-PDSCN1000ancras. Nela que vamos embarcar no Eurostar, trem internacional que faz Londres-Paris em 2h40m. Muito rápido de fato.

Uma diversão imperdível para quem gosta de alturas é a London Eye, também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), é uma roda-gigante de observação. Foi inaugurada no ano de 2000 e é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade. Desde 2006, a roda gigante deixou de ser a maior do mundo, após a inauguração da Estrela de Nanchang (160 m), localizada na cidade de Nanchang, China. Atualmente, a maior roda gigante do mundo é a High Roller (167 m), localizada em Las Vegas, USA. Recomendo que você compre os ingressos com antecedência para evitar problemas. A estação de metrô que dá acesso a London Eye é a Embankment. Outra opção é ir de barco, foi o que eu fiz da última vez que fui à Londres, peguei a embarcação no Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal, que é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. É um passeio bem legal, você passa por todas as pontes do Tâmisa e termina na London Eye.

Europa03 077As pontes são uma atração à parte em Londres, e são muitas. A Tower Bridge é uma daquelas que levanta e fica bem próxima da London Tower, portanto você pode ver as duas atrações numa manhã. Eu fui a pé. Existe um museu dentro da Tower Bridge, não posso opinar por que não entrei. O acesso para a London Tower é pago, mas vale muito, além de muitas coisas para se ver, tem as jóias da coroa Inglesa em exposição. Quando estive lá, pude testemunhar a troca da guarda. E também ver o local exato onde Ana Bolegna foi decapitada. além de diversos artefatos de Henrique VIII, como armaduras, lanças e espadas. Se você quiser ir direto para a Torre de metrô, você pode saltar na estação Tower Hill.

Europa03 115

Eu adoro museus, e Londres é genial nesse quesito, todos os museus são gratuitos. O British Museum abriga uma coleção enorme de raridades, desde estátuas egípcias até a pedra de roseta, um fragmento de uma estela de granodiorito do Egito Antigo, cujo texto foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios. Sua inscrição registra um decreto promulgado em 196 a.C., na cidade de Mênfis, em nome do rei Ptolomeu V, registrado em três parágrafos com o mesmo texto: o superior está na forma hieroglífica do egípcio antigo, o trecho do meio em demótico, variante escrita do egípcio tardio, e o inferior em grego antigo. A estação de metrô para ir ao British Museum é a Holborn. Existem outras 3, mas todas é necessário caminhar um pouco, mas vale o exercício.  Europa03 195

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s