Arezzo

Arezzo é uma cidade relativamente pequena, acho que os amantes das artes (eu) vão adorar a cidade, pois lá podemos ver afrescos raros de Piero della Francesca.  A minha impressão da cidade foi que ela cresceu de forma ordenada, e não de qualquer maneira como vemos em muitos lugares. Seu centro histórico medieval foi destruído na Segunda Guerra Mundial, e muitas ruelas foram substituídas por largas avenidas. Cheguei na cidade de trem vindo de Florença, deixei as malas no centro do turismo que oferece esse serviço de graça, pois as estações de trens não estão mais permitindo devido ao terrorismo.

IMG_3573

Dá conhecer quase tudo em um dia, um bate-volte de Florença é bem viável, ou fazer como eu, seguindo para Roma, parei em Arezzo.

Minha primeira parada foi na Igreja de San Francesco do séc. XIII que abriga um dos mais grandiosos afrescos italianos, a Lenda da Cruz verdadeira (1452-66) de Piero della Francesca.

O enorme Duomo é famoso por seu vitral do séc. XVI e por um pequeno afresco de Maria Madalena, de Piero della Francesca.

Na mesma praça do Duomo fica o Palazzo Dei Priori construído no topo da colina no centro histórico em 1333, acolheu desde a Idade Média até hoje a magistratura da cidade suprema: hoje é a sede dos órgãos e escritórios da prefeitura.

O edifício foi submetido a numerosas renovações ao longo do tempo, o último, que remonta a 1930.

Dentro do Palazzo podemos ver a escultura em bronze da Quimera de Arezzo, que foi descoberta em 1553/1554 quando estavam construindo as muralhas da cidade. Foi levada para Florença e ficou sob o domínio de Cosimo I na sala de Leão X no Palácio do governo até 1718. A escultura foi encontrada sem a cauda e onde posteriormente sofreu um restauro com erronea interpretação em 1785 pelo artista Francesco Carradori.

20170728_122615

As muralhas do século XIII ainda são visíveis em algumas áreas.

Ao sul do Centro Histórico ficam o Museu Arqueológico e o Anfiteatro Romano, na via Margaritone, paralela ao Corso Itália. Lá estão as ruínas da primeira fase da cidade, cuja origem remonta aos etruscos.

SE você quer conhecer melhor a cidade antes de se deliciar pessoalmente? Então alugue A Vida é Bela (1997). O local é cenário do filme que Roberto Benigni dirige e atua. E é onde passeia com sua bicicleta gritando “Buongiorno pincipessa”.

Leia sobre outras cidades da Itália aqui blog:

MilãoVeronaVenezaVicenza, Roma, Tivoli, FlorençaPisaPompéiaLuccaSan Geminiano, SienaPistoia, Cinque Terre.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Arezzo

  1. Pingback: Vale comprar o Roma Pass? – Viaje com Leandro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s