San Geminiano

Como não se apaixonar por San Geminiano… Uma cidade medieval toda cercada, como nos filmes e quando você entra, você se sente protegido mesmo. A cidade teve o seu tempo de prosperidade durante os séc. XII e XIII, graças a sua localização na rota de peregrinação até Roma. Cheguei na cidade de ônibus vindo de Siena, peguei o ônibus 130 na praça Gramsci, fique atento pois são poucos os horários. Não existe trem de Siena para San Geminiano, a outra opção seria de carro, se você tiver alugado um. Para voltar para Florença, peguei o ônibus 130 em direção à Poggibonsi, saltei na cidade e depois peguei o ônibus 131 para Florença, mas se você quiser, pode ir de trem de Poggibonsi até Florença.

A primeira visão é da porta de entrada da cidade até a Piazza Della Cisterna, passando pelas ruas apertadas da cidade.

A Piazza tem esse nome por causa de um poço ou cisterna que fica bem no meio dela. Nessa praça fica localizada a sorveteria Dondoli, que tem o sorvete mais premiado do mundo.

IMG_3444

Bem ao lado fica a Piazza del Duomo que tem a Collegiata, uma igreja românica do séc. XI, repleta de afrescos.

Antes de chegar na Piazza del Duomo, você vai passar pelo Palazzo del Popolo, um edifício de 1288.

IMG_3416

Antes de entrar na Collegiata, dê uma paradinha para apreciar a Anunciação, de Ghirlandaio, que foi mestre de Michelangelo, pintura concluída em 1482, está localizada em uma galeria no pátio ao lado da Igreja.

IMG_3419

Para entrar na Igreja é preciso comprar ingresso, mas seu interior é magnífico.

Depois se perca pelas ruelas e se deslumbre com a visão única da Toscana.

Leia sobre outras cidades da Itália aqui blog:

MilãoVeronaVenezaVicenza, Roma, Tivoli, Florença, Pisa, PompéiaLucca, SienaPistoia, Arezzo, Cinque Terre.

Anúncios