Verona

Conhecida principalmente pela tragédia de Shakespeare, Romeu e Julietta, a cidade da região do Vêneto possui impressionantes ruínas romanas, superadas somente pelas ruínas de Roma. Seus monumentos medievais também são muito importantes. Já estive duas vezes em Verona, nas duas cheguei de trem, na estação Verona Porta Nuova. Verona é uma cidade pequena, sendo possível fazer um bate e volta de Milão ou de outra cidade nas proximidades.

DSC04955

Saindo da estação de trem é facílimo chegar na cidade. Vire à direita e ande alguns passos, quando avistar um resto do portal da antiga entrada da cidade é só seguir em frente.

DSC04854

Passando por essa porta, mais alguns metros e você vai ver uns arcos com um relógio.

DSC04858

Logo atrás desse arco fica a Arena de Verona que é um anfiteatro romano, conhecida hoje em dia pelas monumentais produções de ópera que nela são apresentadas. É uma das estruturas do seu tipo que se encontram melhor conservadas.

DSC04864

O interior da Arena.

DSC04871

DSC04877

Saindo da Arena, siga pela Via Giuseppe Mazzini por uns 700 metros você vai chegar na Via Capello, do lado esquerdo fica a Piazza Erbe e do lado direito no número 23 fica a Casa de Giulietta.

Piazza Erbe

A Giulietta viveu alí fica no imaginário dos turistas a chance de ver um pouco daquele amor eternizado nas páginas de Shakespeare. Existe uma parede onde as pessoas escrevem recados de amor e prendem até cadeados.

DSC04888

É possível entrar na casa e fazer pose no famoso balcão.

DSC04891

A estátua da Giulietta que fica no pátio também é alvo de fotos e de mãos, os seios da estátua, de tanta gente passando a mão, de tempos em tempos precisa ser trocada pois abre um buraco no lugar do seio.

DSC04892

Passeie pelas ruas de Verona, cada canto guarda uma novidade, como praças tipicamente italianas.

DSC04907

DSC04912

Até mesmo uma estátua de Dante Alighieri.

DSC04911

E túmulos também no meio da rua.

Na Via Don Bassi, 2 fica a Igreja San Pietro da Verona in Santa Anastasia. A maior igreja de Verona. O maciço edifício de tijolos gótico foi construído pelos dominicanos entre o século XIII e XV. Embora a fachada impressionante nunca foi concluída, a nova Chiesa Sant’Anastasia foi dedicada em 1481. Com afrescos do sec. XV e pias de água benta apoiadas por figuras de mendigo, chamados de i gobbi, os corcundas.

Na Piazza Duomo, 21 fica catedral de Verona (Duomo di Verona, Catedral de Santa Maria Matricolare) foi construída sobre as ruínas de duas igrejas paleocristãs que foram derrubadas no ano de 1117 por um terremoto. Sua estrutura foi modificada com o tempo por várias reconstruções sucessivas.

DSC04923

O Interior do Duomo.

Não deixe de dar uma parada para apreciar o rio Ádige e suas pontes que complementam a beleza de Verona. E também prove os famosos Gelatos italianos, realmente são únicos.

O túmulo de Julieta, na Via Luigi da Porto, 5 em Verona, está localizado no antigo Mosteiro dos Capuchinhos que data do século XIII, hoje Museu Fresco “U.K. Cavalcaselle”. A tradição e a imaginação querem que seja o lugar do enterro de Julieta Capuleto, estrela de Romeu e Julieta de William Shakespeare.

A aparência do lugar, como a vemos hoje, remonta a 1937, quando o gerente do Museu Veronese Antonio Avena, que também esteve envolvido na reconstrução da casa no estilo Julieta, queria dar uma aparência mais perto das expectativas dos turistas para o local identificado como túmulo da heroína de Shakespeare.

Verona Roteiro de 1 dia

Leia sobre outras cidades da Itália aqui blog:

Milão, Padova, Veneza, Vicenza, Roma, Florença, Pisa, Pompéia, Lucca, San Geminiano, Siena, Tivoli, Pistóia, Arezzo, Cinque Terre.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s