Berlim

Berlim é uma cidade impressionante, entra na mesma categoria de Nova Iorque, Paris e Londres. Com uma população de 4 milhões dentro de limites da cidade, é a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa e a sétima área urbana mais povoada da União Europeia. E claro uma cidade com muita história para contar. Cheguei na cidade de trem, vindo de Praga, a paisagem muda de forma drástica quando o trem passa pela fronteira da Alemanha. A estação Internacional e a maior estação de Berlim é a Hauptbahnhof.

europa 2009 481

A Alexanderplatz é uma das mais conhecidas e provavelmente maior praça de Berlim. Já foi de palco para gravações de cenas de diversos filmes, entre eles Good Bye Lenin e a Supremacia Bourne. Muito bem servida de estações de metrô, temos muitas opções: (S) 3, 5, 7 e 9 e (U) 2, 5 e 8.

Muito coisa foi destruída durante a Segunda Guerra e somente nos anos 60 começou a ser reconstruída, ganhando novos prédios e construções. Em muitos destes prédios pode-se ver o estilo de construção do regime comunista. Localizada no lado leste de Berlim, passou a ser o centro de Berlim Oriental. A famosa Torre de TV (Fernsehturm) que com seus 368 metros de altura é uma das construções mais altas da Europa. Chamada de bola por causa do formato do topo e de sua plataforma a mais de 200 metros de altura, de lá se tem uma visão magnífica de Berlim em 360 graus.

europa 2009 453

A Rotes Rathaus, ou Prefeitura Vermelha, é um dos cartões-postais de Berlim. É a sede da prefeitura e da câmara de vereadores. Localizada bem pertinho da Alexanderplatz, diria que fica na Alexanderplatz, tem este nome por causa dos tijolos vermelhos  utilizados para sua construçãoEste prédio monumental tem quase 100 metros de largura e sua torre mede 74 metros de altura. Na altura do 1º andar tem um friso chamado de “crônica de pedra”,  com 36 relevos em terracota que mostram acontecimentos da história de Berlim e Brandenburgo do século XII até 1871.

Bem pertinho dalí fica o Berliner Dom, uma catedral protestante, uma das maiores da Europa, construída entre 1747 e 1750, sua atual estrutura é Neobarroca. Passou por uma ampla restauração depois dos danos da segunda guerra mundial, realmente vale muito a visita. A estação de metrô (S) é a Hackescher Markt.

Dentro da catedral ainda podemos ver a cripta com sarcófagos de pessoas famosas como de Frederico I.

E também da Rainha Sophie Charlotte.

Bem ao lado do Berliner Dom fica o Altes Museum, com estrutura neoclássica. Inaugurado em 1830, abriga um acervo de antiguidades greco-romanas e egípcias, como o Mosaico da Vila de Adriano do séc. II a.C. que fica em Tivoli na Itália e também a cabeça incompleta da Nefertite, que foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egito, esposa principal do faraó Amenófis IV, mais conhecido como Aquenáton. A estação de metrô (S) é a Hackescher Markt.

Em Unter den Linden, uma das mais famosas ruas de Berlim, fica o Bradenburger Tor ou Portão de Brademburgo. O grande símbolo de Berlim é uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico. Durante a partição da Alemanha no pós-guerra, o Portão estava isolado e inacessível imediatamente ao lado do Muro de Berlim, e a área ao redor do Portão se destacou mais proeminente na cobertura da mídia sobre a abertura do muro em 1989. Hoje considerado um símbolo da tumultuada história da Europa e da Alemanha, mas também da unidade e da paz européia.

Großer Tiergarten, conhecido simplesmente como Tiergarten, é um parque urbano público, logo atrás do Bradenburg Tor. O parque tem cerca de 210 hectares. Entre os jardins urbanos da Alemanha, apenas o Englischer Garten, em Munique é maior. Eu fui no inverno, então as folhas e as árvores estavam bastante secas.

Andando para trás do Brandenburg Tor fica Strasse des 17 JUNI, nela fica a Coluna da Vitória na Grande Estrela no meio de Tiergarten, construída entre 1864-1873 como um monumento nacional das guerras federação. É um edifício listado e é considerado um marco de Berlim.

O muro de Berlim, que por 28 anos separou as pessoas, tornou-se uma atração turística.  É natural, afinal o muro de Berlim hoje é parte da história desta cidade, deste país.

Felizmente nem tudo foi removido da cidade. Dos seus quase 160 quilômetros,  alguns trechos foram mantidos no seu local original. No terreno onde se encontra a exposição Topografia do Terror encontra-se um trecho do muro de Berlim de cerca de 200 metros de comprimento. E também pode ser visto bem próximo da Potsdamer Platz e do Checkpoint Charlie.

A igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche ou simplesmente Gedächtniskirche (também conhecida como kaputte kirche, ou traduzindo, igreja quebrada), que fica na Breitscheidplatz, é uma das atrações mais famosas de Berlim. A sua torre, que foi extremamente danificada por bombardeios durante a Segunda Guerra e que não foi restaurada, é um símbolo para lembrar a destruição causada pela guerra. Foi uma experiência emocionante ver de perto essa igreja, deu para sentir um pouco dos estragos da guerra. A estação de metrô (S) ou (U) é a Zoologischer Garten.

Berlim tem muito mais coisas para ver, é uma cidade imensa cheia de histórias e segredos, o que eu trouxe aqui foi o básico, existe muito mais para desbravar.

Uma das mais importantes atrações da cidade é o Palácio de Charlottenburg, que se localiza no bairro Charlottenburg-Wilmersdorf, é o maior palácio de Berlim e uma das principais atrações da cidade. Tem belos jardins que são um convite para um passeio. Infelizmente não pode tirar fotos dentro do Palácio. Hoje em dia o Palácio funciona como um museu e as partes Altes Schloss (Palácio Antigo) e Neuer Flügel (Ala Nova) são abertas à visitação. Entre outras coisas, pode-se ver os quartos do rei Friedrich I e de sua esposa, a rainha Sophie Charlotte; a sala chamada de Cabinete da Porcelana (Porzellankabinett), onde são exibidos muitos objetos de porcelana; a Goldene Galerie, um salão de festas ricamente decorado. Para chegar ao Palácio você pode pegar as (S) S41 e S42, estação Westend ou (U) U2, estação  Sophie-Charlotte-Platz; U7, estação Richard-Wagner-Platz.

 

Booking.com

Deixe uma resposta