Barcelona

Barcelona na Catalunha, quase não é Espanha, acho que os catalães pensam assim. Cidade moderna, famosa por Gaudí. Fiquei 4 dias na cidade, acho que foi suficiente.

Claro que se você conhece ou não Antonio Gaudí, uma vez em Barcelona, não dá para não admirar seu trabalho.

Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, é um edifício desenhado e construído entre os anos 1905 e 1907. Está situada no número 92 do Passeig de Gràcia no bairro Eixample. Foi construída para Roger Segimon de Milà. É parte do Patrimônio mundial da UNESCO.

Casa Batlló é um edifício modernista catalão, e que se situa no nº 43 do Passeig de Grácia, na chamada Ilha da Discórdia, um bairro modernista. O imóvel foi comandado por Josep Batlló Casanovas, industrial do setor têxtil. O edifício figura também na lista do patrimônio mundial da UNESCO, e é visitável pelo público com preços salgados.

europa 2009 1147

Um ponto imperdível de Barcelona é o Parque Güell. Um grande parque urbano com elementos arquitetônicos situado no distrito de Gràcia. Foi concebido por Antoni Gaudí, por encomenda do empresário Eusebi Güell.  Eu fui até lá de metrô, a estação mais próxima é Vallcarca.

Construído entre 1900 e 1914, revelou-se um fracasso comercial e foi vendido ao Município de Barcelona em 1922, tendo sido inaugurado como parque público em 1926. Em 1969 foi nomeado Monumento Histórico Artístico de Espanha, e em 1984 foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, incluído no sítio Obras de Antoni Gaudí.

No recinto do parque, numa casa onde Gaudí morou durante quase vinte anos, funciona desde 1963 a Casa-Museu Gaudí, cujo acervo inclui objetos pessoais e obras de Gaudí e de alguns dos seus colaboradores. O filme Vicky Cristina Barcelona teve algumas de suas cenas filmadas no parque.

Outro importante monumento para ser visitado em Barcelona é a Sagrada Família. Um grande templo católico desenhado por Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado unicamente por contribuições privadas, e pelo dinheiro dos turistas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. O fim da construção se estima para 2026, centenário da morte de Gaudí. A construção começou em estilo neogótico, mas o projeto foi reformulado completamente por Gaudí ao assumi-lo.

Claro que Barcelona não é só Gaudí. Não deixe de passar uma horas nas Ramblas, ou La Rambla.  Nome dado a uma via que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho. É um tipo de rua larga e com grande movimentação de pedestres típica da Espanha.

O Parque Montjuic é um dos muitos atrativos de Barcelona e está repleto de atrações como o parque olímpico, jardim botânico, fundação Joan Miró.

Palácio nacional (sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) é um antigo castelo medieval.

europa 2009 1158

Não poderia faltar a Catedral de Barcelona em estilo gótico, foi construída no século XIII ao XV sobre a antiga catedral românica. A fachada de estilo neogótico.

Não deixe de andar pela cidade para conhecer as esculturas espalhadas pelas praças.

Aproveite também o mar Mediterrâneo, afinal, Barcelona é uma cidade à beira da praia.

Aproveite as dicas e Viaje com Leandro.

 

Deixe uma resposta