Amsterdã

Amsterdã é uma cidade incrível, já estive algumas vezes visitando, a primeira vez foi no inverno, e infelizmente o dia terminava às 16:30 e consequentemente ficava tudo muito frio e difícil de ficar na rua, mas já estive lá também no verão, onde pude aproveitar bastante essa cidade jovem e exótica. Já cheguei de avião e de trem na cidade. Minha sugestão é que se possível, se hospede perto da estação de trem.

Por ser uma cidade feita em cima da água, linhas de metrô são difíceis de serem construídas, mas mesmo assim eles fizeram. Mas o principal meio de transporte é o TRAM, ou se você preferir, o bonde. A cidade é cortada por eles.

O principal ponto de referência é a rua Damrack, onde a Centraal Station fica, estação de trem que liga a cidade com o resto do mundo.  Damrak é a rua principal que leva da Estação Central à Praça Dam – o centro de Amsterdã. Damrak significa banquete ou fome.

DSC00955

Por um lado, é o lar de armadilhas turísticas totalmente desprezíveis, como o Museu do Sexo, o Museu da Tortura Medieval e as lojas de queijo caseoso que os locais abominam. Para não mencionar as lojas de fastfood e turísticas.

000025

Por outro lado, existem quase duas dúzias de edifícios designados como monumentos. Existe a antiga bolsa de valores, que atualmente possui uma grande variedade de eventos culturais.

Desde os barcos de turismo perto da Estação Central até a interessante arquitetura ao longo do caminho, as boas características de Damrak parecem uma prévia do que Amsterdam tem para oferecer.

Amsterdã é o reino das bicicletas, as ciclovias estão por toda parte, e como as ruas de carros, as calçadas e as ciclovias são praticamente iguais, é preciso ter muito cuidado para não ser atropelado. Mas alugar uma bicicleta é bem fácil, as lojas de aluguel estão por toda parte.

000030

Chegando na praça Dam, que fica no final da Damrack, você vai poder ver e visitar o Madame Tussauds, museu de cêra, muito conhecido pelas suas estátuas de celebridades.

000031

Nessa mesma praça fica o Palácio Real, sim, Holanda é uma monarquia.

000032

Perto da Praça Dam fica um shopping enorme, o Magna Plaza, perfeito para fazer algumas compras.

DSC00987  Da praça Dam você pode pegar o TRAM 14 até a Westermarkt, andar uns 2 minutos para conhecer a Casa de Anne Frank. Recomendo comprar os ingressos com antecedência pela internet para evitar filas.

Conhecida por ter a prostituição legalizada, não deixe de conhecer o Distrito da Luz Vermelha, famosa zona de prostituição da cidade, onde as mulheres ficam nas portas de vidro como janelas. O interessante é ir de noite, quando realmente as coisas acontecem.

000051

Amsterdã é uma cidade rica em cultura, com dois artistas mundialmente conhecidos, são eles Rembrandt e claro, Vincent van Gogh. A praça Rembrandt ou Rembrandtplein possui em tamanho natural, estátuas feitas de bronze, uma réplica do famoso quadro do artistas, a Ronda Noturna.  O TRAM 14 e outros passam na praça.

Da Rembrandtplein você pode pegar os TRAMS 9 ou 14, saltar na Waterlooplein e andar 700 metros até a Casa Museu de Rembrandt. A Casa Museu de Rembrandt é o lugar onde viveu, pintou e surpreendeu os seus contemporâneos um dos artistas mais importantes de todos os tempos: Rembrandt Harmenszoon van Rijn.

Outro ponto turístico e cultural de Amsterdã é o Museumplein. Nessa praça ficam o Rijksmuseum (Museu Nacional) é considerado o melhor museu da Holanda. Com a maior coleção de quadros do Século de Ouro Holandês, atrai mais de dois milhões de visitantes por ano. Entre a enorme quantidade de obras do museu, está a Ronda Noturna: O melhor quadro de Rembrandt foi o mesmo que o levou à ruína. Nessa obra de grandes dimensões, pintada entre 1640 e 1642, é possível admirar uma visão diferente da milícia holandesa.

000079

Ainda na Museumplein, fica o Museu van Gogh.  O Museu Van Gogh é o segundo museu mais visitado de Amsterdã, com mais de 2,1 milhões de por ano, dados de 2016. Ao longo dos seus três andares, você encontrará, entre outras coisas, mais de 200 obras originais do incrível pintor holandês.

As opções são muitas na cidade, mas não deixe de parar e fotografar os famosos canais que estão por toda parte.



Booking.com

Deixe uma resposta