Cusco

Cusco é uma importante cidade no Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes. É a capital do departamento de Cusco e da província de Cusco.

A cidade de Cusco está situada a 3400 metros acima do nível do mar, por isso é muito importante estar preparado para os sintomas da altitude, a vantagem do Peru, diferentemente da Colômbia é tem chá de coca e de munha para aliviar as dores de cabeça e os enjoos.

Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol.

Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi destruída a mando do governo espanhol, com apoio de igrejas cristãs.

O centro histórico de Cusco é muito bonito e bem cuidado, tipicamente de colonização espanhola. Se hospedar perto do centro histórico é a melhor opção, tem hotéis e pousadas excelentes, talvez o preço não seja tão bom, mas por quê a cidade é muito badalada.

Muito importante para fazer turismo em Cusco é comprar o Boleto Turístico. Passe que você pode comprar para ter acesso a várias atrações de Cusco e seus arredores. Existem 4 categorias de boleto turístico, incluindo diferentes atrações em cada uma delas. Alguns pontos turísticos só podem ser visitados com o boleto turístico. Algumas atrações infelizmente não fazem parte desse boleto, como a catedral.

Os valores dos boletos são de 70 ou 130 soles e a validade do ingresso pode ser de 1 ou 10 dias. O boleto pode ser comprado tanto na entrada de cada uma das atrações como na Oficina Ejecutiva del Comité (que fica na Av. El Sol 103). Eu comprei na Oficina e só aceita dinheiro vivo, cartões de crédito não são aceitos, por isso é importante trocar seus dólares antes, existem muitas opções para trocar moedas, escolha o melhor câmbio e vamos lá!!.

A Plaza de Armas é o melhor ponto de partida para começar seus passeios em Cusco e de lá saem muitas excursões. Essa é a praça principal e o coração do centro histórico de Cusco. Com uma arquitetura única e rodeada de muitas lojas, cafés e restaurantes, a Plaza de Armas é sempre bastante movimentada.

Uma das igrejas da Plaza de Armas é a Catedral de Santo Domingo, também chamada de Catedral de Cusco. Essa igreja foi construída por volta de 1560, em cima das ruínas do Palácio Viracocha, uma das muitas obras incas destruídas pelos espanhóis.

Seu exterior em pedras vermelhas e seu interior guarda obras que explicam muito da adaptação do povo andino à cultura espanhola. Lá dentro podemos ver a Virgem Maria depicting Pachamama que é a Mãe Terra dos povos andinos. Essa atração não está incluída no boleto turístico e também não pode tirar fotos dentro dela. A entrada custa 25 soles.

A Plaza de Armas é rodeada de Igrejas, uma delas é a A Iglesia de la Compañía de Jesus é considerada uma das igrejas em estilo barroco mais bonitas das Américas. Os jesuítas a construíram para fazer frente à beleza da Catedral, embora tenham sido impedidos de seguirem a obra com esse objetivo. No final das contas, é difícil dizer qual a mais bonita!

 Foi construída em um palácio inca. É um dos melhores exemplos da arquitetura barroca espanhola no Peru. A arquitetura deste edifício exerceu uma grande influência no desenvolvimento da arquitetura barroca nos Andes do Sul.  A construção da igreja original foi iniciada em 1576, nos terrenos do antigo Amarucancha, palácio do Inca Huayna Cápac, que era um dos maiores palácios ao redor da praça principal de Qosqo (capital inca).

pedra de doze ângulos é m artefato arqueológico em Cusco. Fazia parte de um muro de pedra de um palácio inca e é considerado um objeto de patrimônio nacional. Atualmente, a pedra faz parte de uma parede do palácio do arcebispo de Cusco. Fica em uma pequena rua, não vai ser difícil reconhecê-la com tanta gente em volta tirando fotos.

O Mercado Central de San Pedro é um lugar muito pitoresco e animado que o manterá entretido por horas.

Fica no coração da cidade e se tornou um dos lugares mais visitados em Cusco. Um dos principais objetivos dos mercados é fornecer os produtos mais frescos para os habitantes locais, e que melhor oportunidade para ver a vida cotidiana das pessoas da cidade. Fique atento, você encontrará muitas “coisas” que atacarão seus sentidos e possivelmente também suas sensibilidades.

A arquitetura da cidade é muito interessante, passeio pelas ruas do centro e deleite com suas características únicas.

Aproveite também para tirar fotos com as alpacas que são oferecidas a todo instante na rua, basta pagar qualquer valor que a foto fica legal.

Saindo Cusco existem muitos bate-voltas para sítios arqueológicos que vou colocar em outro post do Arredores de Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu.

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.