O castelo de Amboise é de grande importância para a história da França. Luís XI morou neste castelo, Carlos VII nasceu e morreu nele; Francisco I foi criado alí, assim como os dez filhos de Catarina de Medici.
Foi cenário para a conspiração Amboise, em 1560. Os ganchos na fachada dos castelo serviram de forca para alguns dos conspiradores.
Amboise é dividida pelo rio Loire.
O interior do castelo é bem interessante, apesar de não ser totalmente ambientado, muita coisa sobreviveu.
Os jardins também são bem conservados.
Nas muralhas fica a Chapelle St-Hubert, onde (dizem) está enterrado Leonardo da Vinci, quando morreu em 1519, Leonardo da Vinci foi sepultado na Igreja de S. Florentino, em Amboise, destruída durante a Revolução Francesa e seus restos mortais foram transferidos para a capela do Castelo.
Ainda podemos conhecer em Amboise a casa que viveu o próprio Leonardo da Vinci, que em 1516, após a morte de Giuliano de Medici, foi para França trabalhar na corte de Francisco I. Vivendo seus últimos 4 anos de vida em Amboise. Leonardo morou em Clos-Lucé.
Um castelo cedido a ele pelo Rei Francisco I. Hoje em dia, todas as salas do castelo são preenchidas com os inventos de Leonardo, somente sua cama está no lugar original.
Pátio interno de Clos-Lucé.
Algumas das invenções de Leonardo da Vinci.