Avignon

Adorei conhecer Avignon, essa é daquelas cidades que você chega e se entende bem rápido. Muralhas cercam essa fascinante cidade do sul da França. Cheguei de trem vindo de Marseille, de cara você vê a avenida principal da cidade. Logo você vê uma ruína ligada à uma Igreja. Em 1373, o Templo Saint-Martial foi fundado pelo cardeal Pierre de Cros, arcebispo de Arles, como um priorado beneditino com um colégio para doze noviços. A igreja foi construída entre 1383 e 1402 em estilo gótico flamboyant e depois estendida para uma nova fachada barroca. O alfinete foi dissolvido durante a Revolução Francesa. Saint-Martial serviu desde 1881 o culto reformado.

Hoje a Igreja faz parte da Igreja Protestante Unida da França. A igreja tem sido um monumento histórico desde 1911. 

Seguindo em frente na rua principal você encontra a parte administrativa da cidade.

Mas a prefeitura mesmo fica na rua principal.

E é só seguir em frente e chegar ao Palais de Papes, atração dominante da cidade.

DSC03107

Por causa de conflitos de facções da Igreja em Roma, o papa Clemente V transferiu a corte papal para Avignon em 1309, permanecendo até 1377. Essa fortificação foi vital para a defesa contra os mercenários. Quase todo mobiliário e as obras de arte foram saqueadas ou destruídas com o passar dos séculos.

DSC03136

O palácio e suas 10 torres foram projetadas como forte imbatível.

DSC03124

Mais parecida com uma cidadela de um senhor de guerra que um palácio, a fortificação reflete o clima de insegurança do século XIV.

DSC03115

Bem ao lado do Palais de Pape fica a Notre Dame des Doms que é uma catedral católica romana em estilo Provençal românica, que data de 1150 e foi ampliada nos sécs. XIV e XVI com capelas laterais. A catedral está listada na primeira lista de monumentos históricos em 1840.

Localizado no centro da cidade, nas alturas do Rocher des Doms, este jardim público em inglês foi feito para admirar as paisagens do Vale do Ródano no Mont Ventoux.
Refúgio natural a cerca de trinta metros acima do Ródano, era o berço da cidade.  É no séc. XVIII que se torna um lugar movimentado de passeio, apreciado pela qualidade de seu ar e pela visão que oferece sobre as paisagens do entorno. 

Além de alguns museus, a outra atração de Avignon é a ponte St-Bénézet, famosa construção do século XII, foi quase destruída por enchentes, as pessoas dançavam na ilha sob a ponte, mas com o tempo, sous (sob) tornou-se sur (sobre).

DSC03287

A Ponte de Avignon é um dos monumentos mais famosos e visitados da cidade de Avignon. Patrimônio Mundial da UNESCO.

DSC03276

DSC03256

Não posso deixar de falar aqui das fascinantes muralhas com suas torres de vigília que ainda cercam a cidade.

DSC03296

Claro que a cidade cresceu para fora dos muros da antiga cidade medieval.

DSC03293

Gostou das dicas? Aproveite e Viaje com Leandro!

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.