Blois

Quando cheguei em Blois pela primeira vez foi uma grata surpresa. Fiquei apaixonado por aquela visão dos telhados da mesma cor e de tudo organizadinho como se fosse uma cidade de filme. Já foi a capital da França mas após a mudança dos reis para Paris, Blois perdeu seu estatuto de residência real, junto com o glamour  e a atividade econômica que acompanhavam a corte. Henrique IV também transferiu para Fontainebleau a rica biblioteca de Blois.20150730_174918

Na verdade não tem muita coisa para se fazer na cidade, além de andar pelas ruas e admirar sua arquitetura. 20150730_181216 Uma praça curiosa que se chama trois clés (três chaves) e claro o castelo, o Château de Blois.  Blois situa-se às margens do Loire, a meio caminho entre Tours e Orleans.

Este palácio, além de residência de vários Reis da França, também foi o local onde o Arcebispo de Reims abençoou Joana d’Arc, em 1429, antes de esta partir com o seu batalhão para combater os ingleses em Orleans.

Erguido no centro da cidade de Blois, compreende vários edifícios construídos entre o século XIII e o século XVII, ao redor do pátio principal. A sua mais famosa peça de arquitetura é a magnifica escadaria em espiral, na ala de Francisco I. Em 1841, sob a direção de Luís Filipe I, o Castelo de Blois foi classificado como monumento histórico. Foi restaurado e transformado num museu. Incluído na visita ao palácio está o gabinete onde Catarina de Médici, supostamente, guardaria os seus venenos. Provavelmente, o “chamber of secrets” tinha um propósito bem mais banal: exibir objetos preciosos para os convidados.

20150730_174443

A praça das três chaves.

20150730_181101

Eu fui de carro todas as vezes que estive na cidade, mas você pode ir de trem também. Saindo da Gare de Austerlitz, a viagem leva mais ou menos 2 horas com muitas opções de horários.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s