Chambord

Já tive a oportunidade de ir duas vezes a Chambord, realmente o castelo impressiona, mas não se iluda, por fora é muito melhor que por dentro. Chambord fica menos de duas horas de carro de Paris e 15km de Blois, pegue a auto-estrada A10 saída 16 direção Mer, a viagem também pode ser feita de trem, a saída é da Gare de Auzterlitz.

A maior das residências reais do Loire, obra do Rei François I. Concebido provavelmente por Leonardo da Vinci. Em 1537, torres, fortalezas e terraços já estavam prontos. A extravagância do Rei foi tamanha que ele sugeriu desviar o Loire para passar em frente do castelo, mas aceitou redirecionar o rio Cosson, o castelo foi concluído por Luis XIV em 1685.

europa 2009 1439

Dentro dele foi construída uma escada inovadora dupla em espiral, também teria sido projetada por Leonardo da Vinci, quem sobe nunca cruza com quem desce.

europa 2009 1426
Escadarias

Esse castelo não tem seus quartos totalmente preservados como Chenonceau, muito pelo contrário, muitos estão vazios, o que foi bem frustrante.

O quarto de Luís XIV está situado dentro do conjunto de aposentos do Rei Sol, que ocupavam a maior área do castelo. Ainda sobrou alguma coisa para ser vista desse quarto. O resto foi destruído durante a revolução francesa.

europa 2009 1414

Quarto de Luís XIV.

A torre do farol tem 32 m de altura, fica no terraço sendo construída sobre fundações em arco e arrematada por uma flor-de-lis, símbolo da nobreza francesa.

europa 2009 1399

Paguei 9 euros na época para entrar no castelo, acredito que hoje esteja mais caro. Outra curiosidade desse castelo é que nele e em sua floresta foram filmadas cenas do filme Peau d’âne, ou Pele de Asno, um filme de 1970 estrelado por Catherine Deneuve, a grande diva do cinema francês.

Outros aposentos do castelo.

europa 2009 1416

europa 2009 1405

Uma foto de 2015 durante minha segunda visita ao castelo.

IMG_2350

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s