Pérouges

Pérouges é uma comuna no departamento de Ain, no leste da França. É uma cidade murada medieval que fica a 30 km a nordeste de Lyon. Está no alto de uma pequena colina com vista para a planície do rio Ain.

Cheguei na cidade de trem vindo de Lyon, comprei a passagem na Gare Lyon Par Dieu em direção à Meximieux-Pérouges, são duas cidades juntas.

Pérouges era habitada por artesãos; principalmente agricultores e tecelões de linho. Provavelmente foi fundado por uma colônia gaulesa que retornava de Perugia, na Itália. Em 1167, as muralhas foram fechadas para se defenderem contra as tropas do arcebispo de Lyon , e já em 1236 os habitantes conquistaram a liberdade comunal. Em 1601 a cidade tornou-se oficialmente francesa. Hoje, Pérouges é uma atração turística popular.

Foi uma caminhada de 20 minutos da estação de trem até os muros da cidade medieval.

De acordo com os achados arqueológicos, os humanos estiveram presentes em Pérouges desde a idade do Calcolítico (cerca de –2500 a –1800). Não há data exata para a construção da fortaleza em si, mas sua primeira menção escrita aparece no séc. XII, portanto, supõe-se que seja construída naquele período. Embora a cidade tenha sido atacada por soldados franceses em várias ocasiões, ela ainda prosperou, devido à sua localização e proximidade com as rotas comerciais. A cidade está localizada entre Lyon e Genebra, que era uma das rotas comerciais locais ativas, portanto, o artesanato e o comércio na região floresceram. 

O portão inferior

O segundo portão da cidade foi sitiado em 1468 pelos soldados franceses. 
Uma inscrição se refere a este feito mais importante da cidade. 
Comemora a vitória do Savoy sobre a França em latim canino!

Devido a sua aparência histórica autêntica, Pérouges é frequentemente utilizado como cenário para filmes de época franceses e outros.

Os filmes rodados em Pérouges são:

A igreja da fortaleza situada na entrada da cidade medieval perto do portão superior tem dimensões bastante amplas. 
Construída no séc. XV, é classificada como monumento histórico e dedicado a Santa Maria Madalena. 
Perto da pequena porta você encontrará uma estátua de Saint Georges, padroeira dos habitantes.

A praça da lima, nome original da praça do mercado coberto. É o coração da cidade. A bela limeira no centro foi plantada para a Revolução Francesa. 
Você pode notar também o relógio de sol onde você pode ler: Eu só darei a você o tempo dos dias ensolarados.

É uma viagem no tempo. No verão tem mais atividades que no inverno, desde fazer visitas guiadas com direito a anedotas sobre a vida cotidiana na época até participar de passeios noturnos temáticos com fantasias. Você também pode assistir a concertos e apresentações de teatro no local. Tudo isso pode ser contratado no guichê de informações turísticas. Se perca nas pequenas ruas da cidade, cada cantinho dá vontade de tirar fotos o tempo todo.

Uma dica gastronômica em Pérouges é a Hostellerie de Pérouges.

O restaurante tem um ambiente acolhedor que combina elegância à moda antiga com comida e serviço refinados. Aberto diariamente para almoço e jantar. Os preços são um pouco salgados, as garçonetes usam uniformes e a decoração é super legal. Se você quiser pode se hospedar também lá.

Gostou das Dicas? Aproveite e Viaje com Leandro!

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.