Vienne

Vienne foi uma cidade que resolvi conhecer de última hora, não tinha programado e foi uma grata surpresa. Cheguei na cidade de trem vindo de Lyon, como é muito perto, o trem saiu da Gare de Lyon Perrache e não Part Dieu, que é uma estação de trem maior com mais linhas. Eu fiquei hospedado na região de Perrache, 15 minutos da estação de trem com o mesmo nome. Vienne é uma cidade curiosa, como outras que conheci, ela tem umas marcações no chão indicando todo o percurso histórico para se conhecer na cidade. Portanto, não precisei pegar “plan de ville”.

Nenhuma outra cidade dessa região oferece tanta concentração histórica de arquitetura como Vienne. Os romanos se instalaram na região por volta do século I. Em outras cidades franceses eu tive a oportunidade de ver a enceinte romaine de Vienne, que é a pedra fundamental da cidade, dalí nasceu a cidade.

Logo na saída da estação de trem tem uma estátua em homenagem aos mortos das guerras mundiais.

DSC02830

O centro da cidade romana foi o Temple d´Auguste et Livie de século I a.C., situado na place du Palais, uma bela estrutura com colunas coríntias.

Bem em frente do Templo está a casa que Thomas Jefferson ficou em Vienne. Político americano e que ajudou na elaboração da constituição francesa e também na declaração dos direitos humanos.

Vienne possui muitos restos da civilazação romana. O Théatre Romain, ao pé do Mont Pipet, foi um dos maiores anfiteatros romanos da França. Podia receber até 13 mil pessoas.

 

Logo em frente do Teatro fica os Jardins Arqueologique de Cybèle, um templo dedicado à deusa Cibele, seu culto envolvia orgias.

A Cathédrale St-Maurice é o monumento medieval mais importante da cidade. Foi construída entre os séculos XII e XVI, e tem uma mistura de estilos góticos e românicos.

Uma das primeiras igrejas cristãs de Vienne é a Église St-André-le-Bas, erguida no século XII, com capitéis esculpidos na nave e no claustro.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s