Aveiro

Aveiro é conhecida como a Veneza Portuguesa, não chega a tanto, mas tem muitos outros encantos para descobrir além, claro, dos canais da Ria! Cheguei na cidade de carro, nessa viagem eu aluguei um carro para percorrer todo o trajeto programado, eu vim de Vizeu. Passei algumas horas na cidade para conhecer algumas coisas, mas posso garantir que é muito bonita e valeu muito a visita.

Ria de Aveiro é onde ficam os típicos barcos moliceiros decorados com pinturas de tradição popular, o que se torna uma das maiores atrações turísticas e uma das melhores formas de conhecer a cidade.

Entre outros, alguns momentos religiosos de passagem obrigatória são a Igreja do Convento de Santo António, a Sé de Aveiro, o Cruzeiro de São Domingos, a Igreja da Misericórdia e a Capela da Ordem Terceira de São Francisco.

A Igreja da Misericórdia de Aveiro destaca-se por ser um templo intimamente relacionado com a renascença coimbra. Esta igreja funcionou como Sé quando foi criado o bispado de Aveiro. Construída no início do ano de 1600, projeto de Gregório Lourenço, foi concluída em 1608 a casa do despacho, no ano de 1623 foi concluído o corpo central da igreja e a sua porta principal e apenas em 1653 foi concluída a construção da capela-mor.


Com certeza você também não vai querer perder a Estação de Aveiro, um dos pontos principais de qualquer visita a esta cidade pelos seus históricos painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova, reproduzindo motivos regionais.

img_1901

E uma pequena volta pela cidade e encontrará vários exemplos da chamada Arte Nova (Art Nouveau) o que muitas vezes combina o ferro, o vidro, a pedra, o azulejo e a madeira, um pouco por toda a cidade, como o Edifício da Casa dos Ovos Moles (A Barrica) ou o Edifício da Residência do Arquiteto Francisco Augusto Silva Rocha, para além do próprio Museu de Arte Nova.

E não deixe de percorrer as ruas dessa cidade que parece de boneca, em cada esquina é possível se deparar com uma surpresa bem agradável.

Veja também as outras cidades de Portugal aqui no Blog:

Alcobaça, Braga, Cascais, Coimbra, Guimarães, Óbidos, Porto, Sintra, Lisboa e Viseu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s