Porto

Porto é outra cidade deslumbrante em Portugal.  Segunda cidade do país e o quarto município mais populoso de Portugal, situada no noroeste do país e capital da Área Metropolitana do Porto. Dona do segundo aeroporto mais importante do país, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi inaugurado em 3 de dezembro de 1945. É possível chegar ou sair do país passando por Porto diretamente. Eu cheguei na cidade de carro, minha viagem começou em Lisboa. Fiz todo esse roteiro por Porto à pé.

Porto a cidade que deu o nome a Portugal que desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Com muitas igrejas belíssimas, a Igreja dos Carmelitas ou Igreja dos Carmelitas Descalços localiza-se na freguesia da Vitória. Começou a ser construída em 1616 e ficou concluída em 1628. Foi classificada como Monumento Nacional em 3 de Maio de 2013. No interior da Igreja destaca-se a excelente talha dourada, de estilo barroco e rococó, nas capelas laterais e no altar-mor. O que mais chama a atenção são os azulejos de sua fachada.

Do outro lado, também situado na praça Gomes Teixeira está o edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto. É um edifício retangular de estilo neoclássico, inicialmente destinado a Academia Real de Marinha e Comércio.

IMG_1910

Bem perto e também na freguesia de Vitória está a Livraria Lello, também conhecida como Livraria Lello & Irmão ou Livraria Chardron, situa-se na Rua das Carmelitas, 144. Em virtude do seu ímpar valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo. Como as filas são grandes para entrar na livraria e também é preciso comprar ingressos, recomendo chegar cedo.

Para quem não sabe, em Porto existe uma estátua que se chama Monumento a D. Pedro IV situada na Praça da Liberdade, situada na freguesia de Santo Ildefonso, D. Pedro IV é o mesmo D. Pedro I do Brasil. É uma estátua equestre da autoria do escultor Célestin Anatole Calmels. Tem 10 metros de altura e cinco toneladas de bronze. A estátua apresenta D. Pedro IV vestido com a farda de caçadores e sobre ela uma sobrecasaca que era o seu traje habitual; na mão direita segura a Carta Constitucional de 1826 e na esquerda as rédeas do cavalo.

Com belíssimos edifícios na praça da Liberdade, podemos destacar o Edifício da Câmara Municipal de Porto.

IMG_1927

Do outro lado da Praça da Liberdade fica a Igreja e Torre dos Clérigos (século XVIII) é um notável conjunto arquitetônico, estilisticamente o edifício revela o domínio de fontes do classicismo romano seiscentista, sem deixar de seguir, na estrutura oval da nave, o barroquismo da fachada.

Descendo a rua da Igreja dos Clérigos existe a Igreja do Congregados.

A Estação Ferroviária de Porto – São Bento, igualmente denominada de Estação de São Bento, e originalmente como Estação Central do Porto. Está situada na Praça de Almeida Garrett, tendo o edifício da Estação uma influência francesa. Com seus belos azulejos, além de ser um ponto de partida para outras cidades, vale somente uma parada para fotos.

Subindo a rua em frente da Estação de São Bento, e ao lado da Sé do Porto encontra se uma fonte, o Chafariz de São Miguel, também chamado do Anjo. O nome da fonte, que contém uma moldura em ferro forjado, assim como um baixo relevo em mármore, advém duma estátua que está em cima que representa o anjo São Miguel.

Subindo mais um pouco fica a Sé do Porto. Inicialmente uma igreja-fortaleza, não deixe de ver a rosácea do século XIII. O início da sua construção data da primeira metade do século XII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. A abóbada da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitetônico.

Muralhas fernandinas é o nome pela qual ficou conhecida a cintura medieval de muralhas do Porto, da qual somente pequenas partes sobreviveram até aos nossos dias. Localizada perto da Praça da Batalha e também denominada Cerca nova e muralha gótica são outras designações que se aplicam às muralhas fernandinas mas que, apesar de cientificamente mais corretas, são menos comuns.

IMG_1989

O Teatro Nacional São João (TNSJ) localiza-se na Praça da Batalha, no centro histórico de Porto.

IMG_1990

Também localizada na Praça da Batalha, a Igreja de Santo Ildefonso, foi reconstruída a partir de 1730, por se encontrar em ruínas a primeira igreja, e ficou concluída em 1739, sendo dedicada a Santo Ildefonso de Toledo.

O Majestic é um café histórico, localizado na Rua de Santa Catarina, bem pertinho da Praça da Batalha. A sua relevância vem tanto da ambiência cultural que o envolve, como também do encontro de várias personalidades da vida cultural e artística da cidade, e de sua arquitetura de identidade Arte Nova. Em 2011, foi considerado o sexto café mais bonito do mundo.

Saindo da Rua de Santa Catarina, existe um caminho a pé passando por um morro, o que no Brasil eu jamais faria, mas como estava em Portugal, achei bem seguro, esse caminho me levou até o Rio Douro. Logo avistamos a Ponte Luís I ou Luiz I, uma ponte em estrutura metálica, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia (margem norte e sul, respetivamente) separadas pelo rio Douro.

Chegando às margens do Rio Douro, fique algumas horas passeando por esse belíssimo lugar, se puder, almoce em algum restaurante das margens do rio, não é barato, mas vale cada Euro.

A praça Infante D. Henrique, em pleno Centro Histórico do Porto, perto do Rio Douro, homenageia, a mais importante figura do início dos descobrimentos portugueses que, segundo a tradição, terá nascido nas proximidades, em 1394.  Também nessa praça fica o Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto. Com uma mistura de estilos arquitetônicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista.

Aproveite também para fazer um passeio de barco pelo rio, são muitas opções, escolha a que melhor te agrade.

Atravesse a Ponte D. Luis a pé e passe algumas horas em Vila Nova de Gaia, a cidade está localizada na margem sul da foz do Rio Douro. As caves do famoso vinho do Porto ficam localizadas na cidade, você pode fazer diversos roteiros por várias caves a sua escolha e provar os vinhos. Formada, originalmente, a partir de duas povoações distintas, Gaia e Vila Nova, foi elevada a cidade, no dia 28 de Junho de 1984.

Se você estiver cansado, existe um teleférico que faz o caminho de volta da cidade baixa para a cidade alta, a viagem leva 6 minutos. Se chama Teleférico de Gaia.

Veja também as outras cidades de Portugal aqui no Blog:

AlcobaçaAveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Guimarães, Óbidos, Sintra, Lisboa e Viseu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s