Interlaken

Interlaken é uma comuna da Suíça, no cantão de Berna, com cerca de 5300 habitantes. Eu fiquei na cidade de Unterseen, minha estação era Interlaken West, tem também Interlaken Ost.

Fica situada entre os lagos de Thun e Birenz, e o seu nome significa justamente “entre os lagos”, sua língua oficial é o alemão. Cercada por montanhas e lagos, Interlaken é procurada por vários turistas durante o ano inteiro. Eu cheguei de trem vindo de Lucerna, foi uma viagem curta.

O principal passeio para se fazer em Interlaken é subir até o Jungfrau, Top of Europe.

Para chegar até lá existe apenas uma forma, de trem, com seus 3454 metros acima do nível do mar, por isso a denominação Topo da Europa! O mais impressionante é que a estação é dentro da montanha, sim, dentro da montanha. Como eu fui no inverno não consegui ver muita coisa da vista, ventava muito e estava muito frio, quase perdi meus dedos e meu celular, fiquei muito tempo do lado de fora.

Existem dois caminhos para se chegar no topo, a sugestão é subir por um lado e descer pelo outro.

Sugiro começar o percurso via Lauterbrunnen, sendo o primeiro trecho que parte da estação Interlaken Ost em direção a Lauterbrunnen, a viagem leva cerca de 20 minutos.

Dizem que foi Lauterbrunnen que inspirou J.R.R. Tolkien a criar as paisagens da Terra Média no livros e nos filmes da série “O Senhor dos Anéis”, como estava no inverno, não vi muitas cachoeiras, você deve fazer uma troca de trem e pegar o próximo em direção a Kleine Scheidegg que é uma região já a 2061 metros acima do nível do mar.

Lá você pode ver nem que seja do trem, um pequeno lago artificial, restaurantes e hotéis além de diversas trilhas de esqui que se iniciam ali. De Lauterbrunnen a Kleine Scheidegg o percurso leva cerca de 45 minutos.

O próximo trecho é o ultimo. É feita então a segunda troca de trem de Kleine Scheidegg a Jungfraujoch, o percurso leva 50 minutos.

Dentro da estação de Jungfrau foi construído um verdadeiro parque de atrações, além da vista. Com todo o histórico da construção da estação, com castelo de gelo e algumas lanchonetes.

Quando estive lá, duas plataformas de observação estavam abertas, a primeira foi bem tranquilo, tudo branco de neve.

No segundo platô, que era mais alto, mal consegui tirar algumas fotos, antes de quase minha mão congelar e meu celular travar, consegui fazer uns vídeos com a câmera que podem ser visto no meu canal do youtube.

A volta do Jungfrau agora deve ser feita pelo outro lado, que vale muito a pena, pare um pouco na cidade de Grindewald e aprecie sua paisagem.

De Interlaken você pode também fazer dois bate-voltas para Berna e Thun. Aproveite as dicas e Viaje com Leandro.

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.